Street art, ou arte de rua refere-se a expressões artísticas desenvolvidas em espaços públicos, distintas de expressões de natureza institucional ou comercial.
Manifestações culturais
Muitas são as manifestações artísticas que aparecem a céu aberto. Esculturas, monumentos, teatro, música e, atualmente, o grafite. Esta expressão de nossos dias que vem se firmando torna as paredes, muros e grandes superfícies urbanas em suportes para painéis artísticos.
A integração entre a arte e o transeunte é direta pondo em contato o observador, o artista e a sensação que ele quer provocar. É uma arte bastante social abordando os temas que fazem parte do cotidiano dando muita visibilidade a estas manifestações artísticas.
Paisagens urbanas
Diferentemente da arte elitizada dos museus, a street art está a céu aberto e torna-se acessível a todos, instigando e levando à reflexão sobre os assuntos que dizem respeito a toda sociedade. Os temas são os mais variados, mas interferem, interagem e têm se tornado parte de nossas paisagens urbanas.
Muitos artistas têm se destacado nestas manifestações, no mundo e no Brasil. Um dos primeiros artistas urbanos no Brasil foi Alex Vallauri. Assim como outros colegas, ele encontrou preconceito, mas o reconhecimento do valor cultural deste tipo de manifestação e seu alto conteúdo artístico tem falado mais alto, ganhando a devida relevância.
Origens
Com origens na época clássica da Grécia e Roma, o Grafite como conhecemos despontou nos anos 70 e, de lá pra cá, abusa de várias técnicas, como o spray à mão livre, o stencil (moldes vazados de papel), Sticker-Art (adesivos), cartazes lambe-lambe, etc.
Entre os grafiteiros brasileiros mais conhecidos, aqui e internacionalmente, estão: Os Gêmeos (Gustavo e Otavio Pandolfo); Eduardo Kobra; Crânio; Nina Pandolfo; Alex Hornest (Onesto); Binho Ribeiro e Panmela Castro (Anarkia Boladona).
A arte urbana
O grafite, em especial – está no mundo todo. Conheça também o trabalho do inglês Bansky. Sāo obras de grande conteúdo social que contestam a autoridade e o poder. É agressivo, contestador e sarcástico. Um dos maiores nomes mundiais desta arte com obras que valem milhões.