A tinta é uma substância líquida, comumente pigmentada, utilizada como revestimento e acabamento de paredes e esquadrias em geral. Ela proporciona as superfícies proteção, impermeabilização, acabamento e resistência. A pintura é uma etapa importante da obra, pois na alvenaria ela evita o esfarelamento, a absorção de água, acumulo de sujeira e o desenvolvimento de mofo, permitindo acabamentos com uma ampla variedade de cores e texturas.
Composições das tintas
Tintas, em geral, é uma composição líquida, geralmente viscosa, com uma dispersão de partículas
sólidas. A tinta imobiliária, utilizada em imóveis residenciais e comerciais, é composta basicamente
por: resina, diluente, pigmento (corante), carga e aditivo.
DILUENTES
Também chamados de solventes, os diluentes são substâncias líquidas voláteis que possibilitam que a tinta se apresente na forma líquida, o que facilita a sua aplicação. Nas tintas à base de água o diluente é a própria água. Já nas tintas à base de óleo e esmaltes o diluente mais comum é a aguarrás.
RESINA
As resinas são responsáveis pela formação da película protetora após a secagem da tinta. Existem diversos tipos de resinas e cada tipo da origem a um tipo de tinta diferente. As resinas mais comuns são: PVA (acetato de polivinila), acrílicas (poliacrílico, acrílico-estireno, vinil acrílico) e epóxi.
PIGMENTOS
Os pigmentos são as partículas, normalmente em pó, responsáveis pela cor, tonalidade, e poder de cobertura da tinta. Uma tinta colorida normalmente é composta por vários pigmentos diferentes. Os pigmentos mais comuns são o dióxido de titânio para o branco; óxido de ferro para tons amarelos e vermelhos, prússia para azul, entre outros.
ADITIVOS
Os aditivos compreendem uma enorme quantidade de componentes, que quando incorporados às tintas em pequenas proporções, normalmente menores que 5%, conferem-lhe importantes propriedades específicas como: secagem rápida, poder fungicida e bactericida, entre outras características.
CARGAS
As cargas conferem as tintas propriedades como textura, brilho, opacidade, resistência a abrasão e lavagem, etc. São materiais insolúveis, sendo os mais comuns o carbonato de cálcio, a mica, a dolomita e o sulfato de bário.
Tipos de tintas
As tintas são um componente importante na construção civil, pois elas proporcionam proteção e acabamento ao substrato. E apesar de parecer simples, os sistemas de pinturas geram muitas dúvidas na hora da sua execução, afinal é necessário que o substrato esteja com o preparo adequado para receber a tinta. Além disso, também é preciso escolher o tipo de tinta mais adequado para cada ocasião, considerando a diversidade dos tipos de tintas disponíveis no mercado.
As tintas podem ser classificadas, como:
- Tintas imobiliárias: tintas e complementos destinados à construção civil;
- Tintas industriais do tipo OEM (original equipment manufacturer): utilizados como matérias- primas no processo industrial de fabricação de um determinado produto;
- Tintas especiais: para repintura automotiva, demarcação de trafego, manutenção industrial, tintas marítimas, tintas para madeira, etc.
TINTA LÁTEX
Feita com resina PVA, é uma tinta solúvel em água e pouco resistente à ação do sol. Devido a essas características é recomendada somente para ambientes internos e secos. Ou seja, locais que não necessitem de manutenções ou lavagens regulares como salas e quartos. ACABAMENTOS – fosco, pois a resina PVA não permite adição de brilho
TINTA ACRÍLICA
Já a tinta acrílica também é solúvel em água, porém as resinas acrílicas conferem impermeabilidade a película. Desta forma, ela é recomendada para áreas externas e internas molhadas ou secas.
Acabamentos
- Fosco – é menos resistente à limpeza, mas disfarça imperfeições na parede.
- Acetinado – tem um brilho discreto e é resistente à limpeza.
- Semibrilho – Apesar do nome, é bem brilhante e exige que a parede esteja impecável, pois destaca imperfeições
TINTA ESMALTE SINTÉTICO
Antigamente a tinta esmalte sintético era feita a base de óleo natural e era a mais utilizada na pintura de paredes. Hoje, o solvente utilizado é sintético e similar ao óleo, o que faz dela insolúvel em água. Ela é indicada para metais, madeira e alvenarias de áreas internas e externas. ACABAMENTOS – está disponível no mercado com acabamentos brilhante, fosco e acetinado
TINTA EPÓXI
Com uma grande durabilidade (após a secagem cria uma película mais espessa que os outros tipos de tintas), ela resiste a produtos químicos, ação do tempo e umidade, podendo ser usada em ambientes como banheiro, boxe, cozinha e até mesmo piscina que sofrem danos por limpeza excessiva.
Acabamentos – as cores claras costumam ser foscas. Para ter uma superfície brilhante, é
necessário escolher as cores escuras.
TINTA INODORA (Suvinil Família Protegida)
De secagem rápida e à base de água, perdem o odor em até três horas após a aplicação. Disponíveis em diversas cores e para diferentes finalidades, elas são ideais para casas com crianças, idosos e pessoas alérgicas, além de atenderem também aos locais que não podem ter a rotina alterada por longos tempos, como escolas, escritórios, hospitais e restaurantes, entre outros ambientes comerciais. Acabamentos – fosca e acetinada
TINTA LAVÁVEL (Suvinil Limpeza Total ou Coral Super Lavável Antimanchas)
É um tipo de tinta acrílica que também é solúvel em água. É de fácil aplicação, tem pouco cheiro e repele líquidos (por isso não mancha com facilidade). Ela pode ser lavada, o que torna o uso em cozinha e ambientes com criança bem interessante. Devido a sua alta resistência, esse é um dos tipos de tinta que são indicados para ambientes com tráfego intenso de pessoas. Acabamentos – levemente fosco.
TINTA ANTIMOFO (Coral Chega de Mofo e Sherwin Williams Metalatex Bactercryl)
As tintas antimofo contêm propriedades antimicrobianas e substâncias que oferecem proteção extra a qualquer superfície pintada, impedindo a proliferação do mofo. IMPORTANTE – a pintura antimofo não eliminará os fungos que já estão crescendo, mas reduzirá as chances do seu crescimento. É o tipo de pintura que funciona quando aplicada de forma preventiva.