O QUE É A ARTE URBANA (OU STREET ART)?

 

Muitas são as manifestações artísticas que aparecem a céu aberto. Esculturas,  monumentos, teatro, música e, atualmente, o grafite. Esta expressão de nossos dias que vem se firmando torna as paredes, muros e grandes superfícies urbanas em suportes para painéis artísticos.

Mural do artista brasileiro Kobra no Rio de Janeiro.

A integração entre a arte e o transeunte é direta pondo em contato o observador, o artista e a sensação que ele quer provocar. É uma arte bastante social abordando os temas que fazem parte do cotidiano dando muita visibilidade a estas manifestações artísticas.

Diferentemente da arte elitizada dos museus, a street art está a céu aberto e torna-se acessível a todos, instigando e levando à reflexão sobre os assuntos que dizem respeito a toda sociedade. Os temas são os mais variados, mas interferem, interagem e têm se tornado parte de nossas paisagens urbanas.

Avião da GOL que fez o transporte oficial da Seleção Brasileira durante a Copa de 201 foi grafitado pela dupla Os Gêmeos

Muitos artistas têm se destacado nestas manifestações, no mundo e no Brasil. Um dos primeiros artistas urbanos no Brasil foi Alex Vallauri. Assim como outros colegas, ele encontrou preconceito, mas o reconhecimento do valor cultural deste tipo de manifestação e seu alto conteúdo artístico tem falado mais alto, ganhando a devida relevância.

Com origens na época clássica da Grécia e Roma, o Grafite como conhecemos despontou nos anos 70 e, de lá pra cá, abusa de várias técnicas, como o spray à mão livre, o stencil (moldes vazados de papel), Sticker-Art (adesivos), cartazes lambe-lambe, etc. 

Entre os grafiteiros brasileiros mais conhecidos, aqui e internacionalmente, estão: Os Gêmeos (Gustavo e Otavio Pandolfo); Eduardo Kobra; Crânio; Nina Pandolfo; Alex Hornest (Onesto); Binho Ribeiro e Panmela Castro (Anarkia Boladona).

Nina Pandolfo e suas figuras femininas estilizadas.

A arte urbana – o grafite, em especial – está no mundo todo. Conheça também o trabalho do inglês Bansky. Sāo obras de grande conteúdo social que contestam a autoridade e o poder. É agressivo, contestador e sarcástico. Um dos maiores nomes mundiais desta arte com obras que valem milhões.

Uma, entre tantas obras famosas de Banksy, o artista inglês que pouco se sabe sobre sua identidade.

 

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email

CRIART
ESCOLA e
comunidade
de design

R. Carlos Von Koseritz, 1376
Porto Alegre / RS
Informações: (51) 99890-2494
Suporte ao Aluno: (51) 99356-6170
escola@criart.com.br

Consulte nossa Política de Privacidade,
os Termos de Uso e as Políticas de Entrega,
Troca, Devolução e Reembolso.

Venda Online por Fandoms Négocios Digitais Ltda
CNPJ:  39.984.712/0001-28